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1.1. Objetivo do documento
O CONSÓRCIO REGIONAL INTERMUNICIPAL DE SAÚDE - CRIS, pessoa jurídica de direito público inscrita no CNPJ sob o nº 07.833.463/0001-83, tem o compromisso com a segurança e a privacidade das informações dos usuários de nossos serviços públicos, respeitando as previsões legais.
Entendemos como sensível e relevante os registros eletrônicos e dados pessoais deixados pelo usuário na utilização dos diversos sites e serviços, servindo a presente Política de Privacidade e Segurança para regular, de forma simples, transparente e objetiva, quais dados e informações serão obtidos, assim como quando esses poderão ser utilizados.
Para a utilização da nossa plataforma, você concorda expressa e integralmente com esta Política de Privacidade e Segurança. A presente Política se aplica a todos os nossos serviços.
Considerando o disposto no art. 7º da LGPD, os dados indispensáveis para a realização de nossos serviços independem de autorização expressa pelo titular, em qualquer área de atuação deste Consórcio, seja na consecução de políticas públicas ou trabalhista.
1.2. Âmbito de aplicação da política
A presente Política de Privacidade e Segurança abrange todos os dados coletados através de nossas plataformas eletrônicas ou físicas, inclusive as compartilhadas conosco por disposição legal ou contratual.
1.3. Alterações à política de privacidade e segurança
Buscando uma melhoria contínua o CRIS reserva-se ao direito de alterar esta Política de Privacidade e Segurança a qualquer momento, mediante publicação da versão atualizada neste site.
A responsabilidade pela veracidade, exatidão e atualização das informações fornecidas será do próprio usuário, ainda que necessária interposta pessoa.
O usuário também tem o dever de zelar pelo sigilo de sua senha, sendo única e de uso próprio.
2.1. Armazenamento das suas informações
O CRIS conserva os dados pessoais do usuário até que não seja mais necessário para a prestação dos nossos serviços ou até que o usuário solicite a exclusão dos respectivos dados pessoais, ressalvada disposição legal de conservação de dados, em razão da natureza pública deste Consórcio.
O armazenamento se dá de forma precípua em meio eletrônico, em nossos servidores ou em servidores remotos de terceiros, mas também de forma física em suporte de papel.
2.2. Tratamento das suas informações
Destaca-se que o conceito de tratamento de dados presente na LGPD é amplo e é definido como toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
Considerando o disposto no art. 11 da LGPD, o tratamento dos dados indispensáveis para a realização de nossos serviços independe de autorização expressa pelo titular, em qualquer área de atuação deste Consórcio, seja na consecução de políticas públicas ou trabalhista.
2.2.1. Controlador
A Lei Geral de Proteção de Dados define como controlador, em seu artigo 5º:
“Art. 5º, VI – controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.”
O CRIS é o CONTROLADOR e pode ser contatado através de meios eletrônicos disponíveis em www.cris.sp.gov.br.
2.2.2. Operador
A Lei Geral de Proteção de Dados define como operador, em seu artigo 5º:
“Art. 5º, VII - operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador;”
No âmbito do CRIS todos os servidores com credenciais de acesso aos sistemas de gestão deste consórcio, inclusive dos entes consorciados e de terceirizados são OPERADORES e podem ser contatados através dos meios eletrônicos disponíveis em www.cris.sp.gov.br.
2.2.2. Encarregado da proteção de dados
No CRIS compete a Secretaria Executiva função de encarregado da proteção de dados.
Contato: secretaria.executiva@cris.sp.gov.br
O CRIS poderá coletar as informações inseridas ativamente pelo usuário no momento do cadastro e, ainda, informações coletadas automaticamente quando da utilização da plataforma:
I) Dados coletados automaticamente: número do IP com data e hora da conexão, nome de domínio, características do dispositivo de acesso, do navegador, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída das páginas, ou qualquer termo de busca digitado nos sites ou aplicativos, dentre outros. Para tal coleta, o CRIS fará uso de algumas tecnologias padrões, como cookies ou outras ferramentas que são utilizadas com o propósito de melhorar a experiência de navegação do usuário, de acordo com seus hábitos e suas preferências;
II) Informações fornecidas pelo usuário: informações inseridas ativamente pelo usuário, como nome completo, e-mail, número de telefone, gênero, data de nascimento, filiação, CPF, RG/CNH/RNE/PIS/PASEP/NIT/CEI/SUS, foto, endereço, escolaridade, estado civil, dados de saúde, dados biométricos, tipo sanguíneo, dados bancários, inclusive cópias de tais documentos quando do preenchimento de formulários pelo próprio usuário.
III) Informações compartilhadas por terceiros: informações inseridas pelos entes Consorciados e por prestadores de serviços terceirizados, como nome completo, e-mail, número de telefone, gênero, data de nascimento, filiação, CPF, RG/CNH/RNE/PIS/PASEP/NIT/CEI/SUS, foto, endereço, escolaridade, estado civil, dados de saúde, dados biométricos, tipo sanguíneo, dados bancários, inclusive cópias de tais documentos.
4.1. Coleta de informações
A coleta de dados em nosso site e aplicativos é realizada com o objetivo de:
a) autenticar o acesso do usuário;
b) executar serviços solicitados pelo usuário;
c) buscar meios para identificação em caso de uso de forma inadequada e/ou ilegal;
d) tornar o fornecimento de nossos serviços mais eficazes;
e) compartilhar tais dados com órgãos controladores externos da Administração Pública, tais como Ministério Público, Tribunais de Contas, Ministério, Secretarias de Saúde, entre outros.
4.2. Uso de informações
Os dados são sigilosos e só serão utilizados para processamento dos serviços solicitados pelo usuário através da plataforma ou compartilhados com outros órgãos, em caso de obrigação legal.
O CRIS em decorrência de sua finalidade Estatutária e natureza jurídica poderá compartilhar as informações coletadas, nas seguintes hipóteses:
a) com seus entes consorciados;
b) com terceiros prestadores de serviços, inclusive quando do armazenamento dos bancos de dados informatizados em servidores remotos, dentro ou fora do Brasil;
c) com órgãos públicos na tarefa de fiscalização de nossas atividades;
d) mediante ordem judicial.
Para diminuir o risco de seus dados serem utilizados para outros fins, adotamos algumas medidas de segurança da informação, tais como:
6.1. Encriptação
Utilizamos protocolos de criptografia TLS/SSL garantindo a autenticidade e integridade da comunicação entre o servidor, cliente e integrações entre sistemas por meios de certificados digitais.
6.2. Anonimização
Técnicas de anonimato são implementadas para fornecimentos de dados.
6.3. Descoberta
Realizamos revisões constantes dos dados pessoais solicitados garantindo o uso adequado à execução de políticas públicas.
6.4. Gestão de Consentimento
Ao utilizar os nossos serviços, informamos aos usuários de forma clara e acessível a utilização dados coletados para execução de políticas públicas e solicitamos o consentimento sobre o uso de cookies.
Disponibilizamos meios para solicitações de remoção dos dados pessoais de nossos sistemas, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 da LGPD.
6.5. Segurança da informação
Uso de programas de computador com tecnologia de autenticação de acesso de usuários, ausência de uso de programas pirateados, uso de programas de anti-víruis, firewall, programas open source e de uso livre de pagamento de licença de confiabilidade da comunidade, treinamentos dos envolvidos no processo de tratamento dos dados.
De acordo com as leis aplicáveis, nós usaremos seus dados pessoais por quanto tempo for necessário para satisfazer as finalidades para as quais eles foram coletados ou até que eles sejam solicitados pelos próprios usuários para serem excluídos (de acordo com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados).
O usuário tem direito a acessar, revisar e requisitar uma cópia eletrônica da informação que possuímos sobre o mesmo.
O usuário pode, onde permitido por lei:
I - confirmação da existência de tratamento;
II - acesso aos dados;
III - correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
IV - anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto nesta Lei;
V - portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
VI - eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 desta Lei;
VII - informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
VIII - informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
IX - revogação do consentimento, nos termos do § 5º do art. 8º desta Lei.
9.1. O que são cookies?
Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.
9.2. Como usamos os cookies?
Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados para fornecer um serviço que você usa.
9.3. Desativar cookies
Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados para fornecer um serviço que você usa.
Cookies que definimos: Cookies relacionados à conta: Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair.
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Cookies de Terceiros: Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis. A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site. Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos contabilizar o número de visitantes nas páginas do site. Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.
A qualquer momento, esta Política de Privacidade pode sofrer alterações conforme a necessidade, neste caso, aconselhamos a verificar frequentemente este documento para que seja averiguado possíveis atualizações:
Em caso de dúvidas com relação às disposições constantes nesta Política de Privacidade e de Proteção de Dados Pessoais, entre em contato conosco através de um dos canais de comunicação constante neste site e fale com o nosso encarregado pelo tratamento de dados pessoais.